Ads

Marte mais próximo da Terra em 31 de julho de 2018: Assista Live Stream

O mais próximo que Marte já esteve da terra em 15 anos será na  noite de 31 de julho de 2018. A Terra terá o Planeta Vermelho e o Sol em ambos os lados, com os três corpos celestes em linha reta. Embora os dois planetas estejam nas distâncias mais próximas um do outro, eles ainda estarão separados 57,6 milhões de quilômetros. Esta é a distância mais próxima entre Marte e a Terra até outubro de 2020, mas a visibilidade do Planeta Vermelho é tão boa quanto a da noite da lua sangrenta. Aqueles que estavam assistindo ao eclipse lunar em 27 de julho devem ter notado Marte no céu também, já que o planeta era facilmente visível alguns graus abaixo de nosso satélite natural.

O mais próximo em 15 anos

Embora Marte estará o mais próximo da Terra em 15 anos seja um fenômeno para a nossa geração, não é um grande negócio como era em 2003. Naquela época, Marte e Terra estavam separados por apenas 56 milhões de quilômetros - um fenômeno deste não ocorreu em 60.000 anos e não acontecerá novamente até o ano de 2287, conforme estimativas da NASA.



Então porque isso acontece?

Como todos os outros planetas, a Terra e Marte têm órbitas elípticas, o que significa forma oval. A oposição periélica acontece quando Marte está no ponto mais próximo do Sol em sua órbita, que aconteceu em 27 de julho de 2018 - a noite do eclipse lunar. Naquela época, a diferença entre os dois planetas era maior do que será amanhã. Mas deve-se notar que Marte mais próximo da Terra não significa que será mais brilhante também. De fato, a melhor visibilidade do planeta é estimada entre 27 de julho e 30 de julho, o que significa que você ainda terá a oportunidade de experimentar uma visão que não terá por pelo menos mais 15 anos.
 

Onde assistir a Marte mais próximo da Terra na Índia?

O melhor lugar para observar Marte em posição mais próxima da Terra é no Hemisfério Sul, o que significa que a Índia não está na melhor localização para esse fenômeno celestial. No entanto, a visibilidade não será tão ruim, pois estima-se que o planeta será facilmente visível de todas as partes da Índia, mas não tão bem quanto seria da Austrália, África do Sul ou países da América do Sul. Você precisará de um telescópio com uma lente grande (de 6 a 8 polegadas) para poder ver o planeta, e mesmo assim as nuvens podem obstruir sua visão. 

Se você quiser assistir on-line a Marte mais próximo da Terra, também pode ver o fenômeno em uma transmissão ao vivo do YouTube. O Observatório Griffith da NASA hospedará uma transmissão ao vivo do evento amanhã

Com Marte em posição mais próxima da Terra em um longo tempo, você deve ser capaz de vê-lo a partir do pôr do sol e ter a visão até o nascer do sol. Ele será mais brilhante que o gigante de gás Júpiter e tão brilhante quanto Saturno no céu noturno.

 

ads

Postagens mais visitadas