Ads

IBM ganha US $ 83 milhões em briga de patentes de comércio eletrônico do Groupon

Um júri dos EUA concedeu à IBM US $ 82,5 milhões (aproximadamente Rs.562 crores) depois de descobrir que a Groupon infringiu quatro de suas patentes de e-commerce. O veredicto de sexta-feira é uma benção para o negócio de licenciamento de propriedade intelectual da IBM, que no ano passado arrecadou US $ 1,19 bilhão (aproximadamente Rs. 8,200 crores) para a empresa, detentora de mais de 45.000 patentes.
A IBM processou a Groupon por US $ 167 milhões (aproximadamente Rs. 1.150 crores), acusando-a de ter construído seu negócio de cupons on-line sem a permissão das invenções de comércio eletrônico da IBM. No meio do primeiro dia inteiro de deliberações em Wilmington, Delaware, os jurados tomaram o partido da IBM, descobrindo que o Groupon infringiu intencionalmente as patentes. A decisão significa que o juiz pode aumentar o prêmio por danos.
"A IBM investe cerca de US $ 6 bilhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento, produzindo inovações para a sociedade", disse o porta-voz da IBM, Doug Shelton, após o veredicto. "Contamos com nossas patentes para proteger nossas inovações".
O Groupon está ponderando suas opções e considerando as moções pós-julgamento e um apelo, disse o porta-voz Bill Roberts.
"Continuamos acreditando que não infringimos quaisquer patentes válidas da IBM", disse ele. "Na medida em que essas patentes têm algum valor - o que acreditamos que não têm -, o valor é muito menor do que o que o júri atribuiu".
Duas das patentes surgiram do serviço on-line Prodigy, que começou no final dos anos 80 e antecedeu a web. Outra está relacionada à preservação de informações em uma conversa contínua entre clientes e servidores. O quarto está relacionado à autenticação e expira em 2025.
A IBM argumentou durante o julgamento de duas semanas que as empresas pagaram de US $ 20 milhões a US $ 50 milhões por licenças para usar suas milhares de patentes, incluindo gigantes da tecnologia como Amazon.com, Google, Facebook, Twitter e LinkedIn Corp. O Groupon não pediu permissão da IBM.
O julgamento marcou a primeira vez em pelo menos 20 anos que um processo de patente apresentado pela IBM chegou ao início de um julgamento com júri, disse Shelton.
O caso foi observado de perto no setor de publicidade e marketing on-line. Pelo menos 10 empresas - incluindo a Go Daddy Operating Co., o LinkedIn e o Twitter - pediram que as informações relacionadas aos seus acordos anteriores sobre patentes da IBM não fossem divulgadas publicamente.
Reformas recentes projetadas para combater abusos no sistema de patentes tornaram mais difícil para as empresas protegerem sua propriedade intelectual, disse John Desmarais, um advogado da IBM, em uma entrevista após o veredicto. Isso encoraja as empresas a resistir à demanda da IBM por uma taxa de licenciamento.
"Colocam empresas como a IBM, que têm portfólios reais, dólares reais de investimento em P & D, em uma situação em que precisam ir ao tribunal", disse Desmarais. Embora a IBM tenha saído intacta do julgamento do Groupon, ele disse que "levou anos e milhões de dólares quando deveria ter levado algumas reuniões".
A IBM, sediada em Armonk, Nova York, chegou a um acordo confidencial em dezembro com a Priceline.com, parte da Booking Holdings, em três das mesmas quatro patentes. O juiz distrital Leonard Stark, que também presidiu o julgamento da IBM-Groupon, decidiu em outubro que a Priceline não infringiu a quarta patente. IBM apelou.

ads

Postagens mais visitadas