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Como a música ajuda a linguagem


Segundo a pesquisa, o estudo inicial da música promove a capacidade de processar sons, a base das habilidades da linguagem.
Que aprender a tocar um instrumento "ajuda" o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas, em particular da linguagem, é uma hipótese apoiada por diferentes pistas. Mas como a música facilita o funcionamento do cérebro, é tudo menos simples de entender e, acima de tudo, demonstrar.

Um grupo de neurocientistas da Universidade Normal de Pequim e do MIT, em Boston, tentou testar os efeitos com um típico estudo controlado envolvendo 74 crianças chinesas de língua mandarim de quatro a cinco anos de idade.

O chinês mandarim também foi escolhido porque é uma língua em que o tom, como na música, é essencial: pode mudar o significado ou a categoria gramatical de um termo. A palavra, mas, por exemplo, significa "mãe" se pronunciada com um tom estático alto ... ou "cavalo" se pronunciada com tom ascendente-ascendente.

O estudo foi organizado atribuindo-se as crianças, aleatoriamente, a três grupos: o primeiro recebia lições de piano três vezes por semana durante seis meses; o segundo, pelo mesmo período de tempo, seguiu as primeiras lições para aprender a ler; o terceiro frequentava asilo normalmente como pares, seguindo a rotina da escola sem nenhuma atividade adicional específica.

SONS: O CÉREBRO PERCEBE MELHOR. Seis meses depois, foram observados efeitos, com testes de linguagem, memória e QI. O efeito mais pronunciado foi, como esperado, apenas o da linguagem: em comparação com as crianças que não frequentaram nenhum tipo de curso, as submetidas a aulas de piano e leitura tiveram melhor habilidade em testes de discriminação entre palavras.
No entanto, as crianças que também fizeram música eram visivelmente melhores do que outras nos testes em que a discriminação era baseada apenas em consoantes. O monitoramento da atividade no córtex auditivo, além disso, confirmou que as respostas no cérebro aos tons da fala e às mudanças na tonalidade da música aumentaram em pequenos músicos.

BENEFÍCIOS E PRESUMES DEMONSTRADOS. Música e linguagem compartilham muitos aspectos do processamento de som, então é provável que as lições de música se traduzam em uma vantagem nesse sentido, e o estúdio parece demonstrar que tanto a capacidade de perceber tons quanto de discriminar entre palavras.

A capacidade inata da leitura
Por outro lado, a pesquisa não mostrou qualquer melhoria particular em termos de inteligência em geral, atenção ou memória, apesar de vários estudos, como foco. O que se disse aqui, atribui aos benefícios da aprendizagem musical em muitas outras áreas.

MÚSICOS PEQUENOS. Mesmo o benefício "limitado" da linguagem, no entanto - observam os autores do estudo - não é novo. E acima de tudo, esses resultados fornecem informações úteis para a escola e o ensino: tendo que escolher as atividades que devem ser preferidas entre as crianças, a música definitivamente não está entre as últimas. Não tanto para treinar pequenos artistas, mas apenas para incentivar o desenvolvimento da linguagem ou para melhorar distúrbios como a dislexia, também caracterizada por dificuldades no processamento de sons.

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