Ads

Como funcionam os touchscreens? Super interessante!!



Você provavelmente já ouviu falar da tela sensível ao toque do seu iPad, chamada de tela sensível ao toque "capacitiva". O que isso significa? Como isso funciona? É literalmente um pedaço de vidro, mas podemos tocar em botões, arrastar e redimensionar objetos e ter todos os dez dedos registrados separadamente sem qualquer problema.

Embora já possamos considerá-los como garantidos nos dias de hoje, o caminho para a incrível e responsiva tecnologia de tela sensível ao toque não tem sido suave. Pessoalmente, acredito que a disponibilidade de tecnologia de tela capacitiva multi-touch confiável e responsiva é o que tornou possível o iPhone original.

No entanto, existem algumas maneiras de ativar o recurso de toque. Por isso, neste artigo, vou falar sobre outros tipos de tela sensível ao toque, a maioria dos quais fará com que você aprecie ainda mais sua tela do iPad.

Antes de entrarmos em como as telas sensíveis ao toque realmente funcionam, vamos ver rapidamente o que elas devem fazer. Uma tela é um plano 2D. O que significa que tem um eixo X e um eixo Y. Lembre-se disso da escola? A parte sensível ao toque da tela touch screen precisa determinar onde, ao longo do eixo X e Y, você posiciona o dedo ou a caneta. Simples, certo? Mas há muitas maneiras de conseguir isso - algumas das quais funcionam melhor que outras.


Resistir é inútil


Anker Powercore 7FS2 Se você foi um dos primeiros a adotar dispositivos móveis com tela sensível ao toque e possuía um dos primeiros Palms em tons de cinza ou dispositivos posteriores como os iPaqs coloridos da HP, então você estará familiarizado com telas resistivas - mesmo que você não saiba chamou isso.

A primeira coisa que você notará sobre as telas resistivas é que elas são um pouco ... sujas. Ao contrário da superfície de vidro rígido de uma tela do iPad, uma tela resistente é feita de duas folhas flexíveis sobrepostas umas sobre as outras. Cada um destes é revestido em um material eletricamente resistivo.

Essas duas camadas são separadas por um intervalo de ar. Quando você pressiona a tela com uma caneta, um localizador ou qualquer outra coisa, você retira as duas camadas, formando um circuito. Com base em onde esse contato é feito, o computador pode descobrir exatamente onde o toque aconteceu.

Ao contrário da tela do seu iPad, uma tela resistiva funciona com qualquer coisa. Não importa se você está usando luvas ou está usando uma caneta antiga comum (não a ponta de tinta!) Para inserir toques.

A maioria das telas resistivas que você encontra na natureza não suporta multi-touch, mas é possível fazer com essa tecnologia. Usando uma caneta stylus resistiva são realmente muito precisas, mas ao usar a entrada de dedo a tela do seu iPad ou iPhone tem que bater. Estes ecrãs também são bastante surrados devido ao uso normal e desgastam-se muito antes dos ecrãs capacitivos utilizados pelos nossos dispositivos inteligentes.

A principal razão pela qual as telas resistivas se perderam na popularidade de mercado de consumo é porque o publico simplesmente não se sente muito bem em usar. Especialmente ao usar a entrada digital, eles são visivelmente lentos, o que realmente tira a experiência do usuário.



Capacidade máxima

 
A tecnologia de toque capacitivo é aquela com a qual o público em geral está mais familiarizado, graças à revolução do i-device e do smartphone em geral. Você pode imediatamente dizer a diferença entre este tipo de tela sensível ao toque e a tela resistiva apenas olhando para ela e tocando nela. Telas de toque capacitivas geralmente são feitas de vidro. O vidro é claro não condutor, mas é revestido em um condutor transparente. Se você já teve a infelicidade de receber um choque elétrico, também sabe que o corpo humano é um condutor de eletricidade. A camada condutora da tela tem uma carga eletrostática. Ao tocá-lo com o dedo, você escoa um pouco dessa carga, distorcendo o campo. O computador pode calcular exatamente onde seu dedo está na tela.

Como você provavelmente percebeu, você precisa usar algo condutor ou a tela sensível ao toque não saberá que está sendo tocada. Isso significa que, se usar luvas ou estiver usando uma caneta de plástico que funcione com uma tela resistente, você ficará sem sorte com uma tela capacitiva.

Graças à quantidade insana de dinheiro gerada por smartphones e tablets, houve uma explosão de melhorias nas telas de toque capacitivo. Com cada geração de iPad ou iPhone, essas telas ficam mais finas, mais resistentes e mais precisas.


Este breve vídeo explica o que falamos até agora e os próximos assuntos que abordaremos:
 
Como funciona as telas touchscreen

 

Coisa esquisita


Você não ficará surpreso ao saber que existem telas ativadas para toque com outras superfícies além dos métodos de capacitância e resistividade. Existem telas sensíveis ao toque que usam uma grade infravermelha projetada. Quando um dedo ou outro objeto interrompe os feixes, a posição pode ser calculada.

Os ecrãs tácteis ópticos funcionam de forma semelhante, mas em vez de luz infravermelha utilizam luz do espectro visível.

Possivelmente, uma das maneiras mais estranhas de determinar a entrada de toque é usando o som. As telas de reconhecimento de pulso acústico usam um conjunto de transdutores que escutam o som de um toque. Com alguma matemática inteligente, eles podem descobrir onde o toque está acontecendo. A desvantagem é que você não pode detectar e tocar, pois os objetos estáticos não produzem sons. Isso pode realmente ser uma vantagem em algumas situações, mas não exatamente adequado para dispositivos móveis.


O toque extravagante


FiftyThree 4FSThe futuro de interfaces de toque realmente tem algumas coisas legais acontecendo. Recentemente, a Apple introduziu a tecnologia de toque 3D em alguns de seus i-devices. Isso permite que a tela também detecte a quantidade de pressão que seu dedo ou sua caneta está exercendo. Obviamente, isso permite uma maneira totalmente nova de interagir com o software.

Uma das maiores desvantagens das interfaces de toque em comparação com os botões tradicionais é a falta de feedback. Afinal, uma tela do iPad é apenas uma folha de vidro no que diz respeito aos nossos dedos. Esta é uma das razões pelas quais os jogos para iPad que usam os joysticks virtuais na tela geralmente são executados de maneira tão inferior.

É aqui que algo chamado feedback tátil entra em jogo. A maioria dos smartphones já tem uma forma disso. Eles vibram levemente sempre que você toca em um botão no teclado na tela. Nos laboratórios de mídia de todo o mundo, cientistas e engenheiros estão trabalhando em maneiras de melhorar o feedback tátil em telas sensíveis ao toque.

A Disney recentemente mostrou telas de toque hápticas que podem reproduzir texturas na tela que você pode sentir com a ponta do seu dedo com um uso muito inteligente da tecnologia de vibração. 

ads

Postagens mais visitadas